Pacientes do Hospital da Cidade recebem musicoterapia durante tratamento

Pacientes internados no Hospital da Cidade/ Hospital do Coração, receberam uma surpresa essa semana. Integrantes da Banda da Polícia Militar cantaram os clássicos da música brasileira nas instalações do hospital. A ação é promovida pela comissão de experiência do paciente junto com a psicologia hospitalar da unidade. Os músicos se apresentaram nos pisos que recebem pacientes adultos e pediátricos.

Para a coordenadora do serviço de psicologia hospitalar e presidente da comissão da experiência do paciente, Analu Lopes, os resultados positivos da abordagem humanizada são diversos. “Trazer música para esse ambiente reflete diretamente nas relações e no bem estar não só do paciente e das famílias, como também, da equipe do hospital”, destacou Analu Lopes.

Durante todo o ano, a comissão de experiência do paciente junto a psicologia hospitalar desenvolve ações voltadas para o paciente e seus familiares, enfatizando sempre que o diagnóstico, o prognóstico e as técnicas de intervenção serão mais eficazes quando se considera que não se trata só de doenças, mas sim, de pessoas doentes.

“É uma alegria e emoção vê-los cantar, lembrar de momentos fora do hospital. Sem dúvidas essas ações tem impacto na recuperação. Ficamos realizados quando conseguimos tratar com princípios humanizados os nossos pacientes”, pontuou a coordenadora.

O complexo Hospital da Cidade, o primeiro hospital público da história da capital alagoana, foi adquirido pela Prefeitura de Maceió em outubro deste ano. A unidade, já iniciou atendimento com realização de exames, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). E segue também atendendo pacientes da rede privada. A previsão é que a partir de 2024 o hospital passe a atender várias especialidades pelo SUS, entre elas, a maternidade de Maceió.